sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O que é isso, Brasil?

Proposta de Redação do Colégio Portinari (2009)
Baseado no texto de Afonso Romano de Sant'ana

Vivemos em um país repleto de diversidade, mas, até hoje, os negros são vistos como inferiores, e isso é vergonhoso. Eles foram trazidos, escravizados, humilhados e ainda devem lidar com o preconceito racial, tão comum no Brasil. Irônico é querermos fazer grandes planos para um país que ainda não resolveu um de seus maiores e mais ridículos problemas.

Durante muitos anos, o branco fez com que os escravos limpassem sua sujeira, servissem aos seus interesses e vivessem em condições precárias, em lugares inóspitos. A escravidão foi oficialmente abolida, apesar de algumas cenas atuais nos dizerem o contrário, entretanto, infelizmente, muitos hoje permanecem com a mesma cabeça dos brancos que escravizaram, sentem-se superiores. Consequentemente, muitas vezes somos violentados com situações que deixam claro o preconceito ainda existente. Hoje, o negro é o pobre, é o ladrão. Negro bom é aquele "de alma branca".

Nos últimos dias, temos pensado um Copa, Olimpíadas. Dizem os políticos e várias pessoas que é a oportunidade que o país precisava, as mudanças tão necessárias serão, enfim, realizadas. Será mesmo? O Brasil carece de inúmeras mudanças que envolvem dinheiro. Mas existem mudanças que não serão feitas assim, de repente. São elas as mudanças dentro de nós, brasileiros. Essas exigem esforço, tempo, boa vontade e empatia. O preconceito racial, diversas vezes demonstrado por atitudes inconscientes, é uma marca no Brasil. Será um impasse na construção de um lugar melhor.

É preciso repensar as atitudes. Atravessar uma rua porque o negro que vem alí parace ser ladrão não é aceitável. Enquanto esse tipo de coisa acontecer, não adianta Copa do Mundo, seremos sempre parte daquele país onde os cidadãos não aceitam uns aos outros. Um país assim, demorará a crescer e evoluir.

Nenhum comentário: