quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Interação?



Algumas pessoas - não sei de onde tiraram essa idéia - excluem as crianças e os idosos. Os adultos, aqueles se sentem o "motor que impulsiona o mundo". Não, não estou inventando coisa nenhuma. Quantas e quantas vezes saí para almoçar num restaurante ou para dar uma volta no shopping e presenciei uma imagem muitíssimo triste? A imagem era assim: Os adultos estão sentados ao redor da mesa, todos conversam sobre o trabalho, sobre o filme, sobre fulano de tal... E lá, quase imperceptível diante de tanto debate, está a criança com seu brinquedinho na mão, mergulhada em seu próprio mundo, ou o idoso, pensando na vida e em como ele chegou alí, numa situação em que suas opiniões passaram a ser dispensáveis. Por que se sentem o centro de tudo esses adultos? Quem os ensinou a ser assim? A criança ama brincar, sim, mas gosta de ser perguntada, questionada, considerada parte importante do grupo. Gosta de conversar, dar risada. Deve ser por isso que sair só com adultos, para muitas crianças, é um programa entediante. Nunca me senti assim. Sou muito grata aos que conviveram comigo durante meus primeiros anos de vida, amavam conversar comigo. Já os idosos... Será que os mais jovens esqueceram-se de sua vasta, gigantesca sabedoria? Tem coisa melhor que sentar-se com alguém de mais idade e ouvir suas histórias e seus conselhos? De fato, é fascinante. Este texto partiu de conversas sobre esse assunto entre minha mãe e eu, quis expor o que penso e fazer-lhes um pedido: Por favor e por amor, lembrem-se de seus filhos ou avós, familiares que estão começando a vida e aqueles que já viveram muito, eles podem mais do que vocês imaginam!

Nenhum comentário: